domingo, 21 de outubro de 2007

O visto


Este post é só para "dar um gás" a quem está aguardando o visto: não desistam,resistam!
Obter o visto para morar em Portugal não é das tarefas mais fáceis que existem,são muitos documentos,cópias,reconhecimento de firmas,autenticações, atestados,declarações,muito dinheiro,algum tempo e mais paciência que qualquer um dos itens acima.Isso tudo porque o Brasil tem um Tratado de Amizade com Portugal,imaginem como seria sem o tal Tratado.Bom,mas o que eu quero dizer é que insistam pois Portugal é um país de primeiro mundo e tem Universidades com excelência em muitas área de estudo.Vale a pena!Boa sorte a todos!

domingo, 14 de outubro de 2007

Minha Familia



Aprendi desde muito pequena a importância da familia.Fui abençoada com uma familia singular;alegre,integra,grande,unida e muito especial.Meus pais sempre foram diferentes da maioria dos pais e meus avós ah, estes eram luz e balsamo para toda a família.
Então desde que comecei a sonhar com outras terras tive o incentivo e a ajuda de meus pais.Este ano quando o sonho começou a se tornar real senti que eles não acreditavam que iria mesmo acontecer,mas nem por um único minuto me desestimularam e quando tudo tomou forma,cor e se tornou real,foi no rosto deles que vi a expressão de preocupação,mas também a de alegria e orgulho.Foi muito bom!Além desta ajuda moral entraram também com uma parte do financeiro.Tive ainda o apoio incondicional da minha irmã mais velha, esta foi minha guardiã nestes dias de ansiedades,decepções e alegrias,sentiu junto comigo as dores de cabeça, aguardou a carteiro, se indignou com a burocracia,lamentou as perdas e se alegrou no final, sei que viajou comigo e a levo para cada lugar que for, em meus pensamentos.A vocês só gostaria de dizer: OBRIGADA!!
Nada vale mais nesta vida que a família,estas pessoas que por você fazem tudo.Aproveito também para deixar meu carinho a todos; tios,primos, sobrinhos,irmãs,cunhados,amigos e todas as pessoas que de alguma forma torcem por mim. Valeu!!!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A Universidade

Pelo site da Universidade, http://www.ucp.pt/site/custom/template/ucptplportalhome.asp?sspageid=1&lang=1 , comecei a acompanhar os cursos oferecidos, valor da mensalidade que em Portugal se chama propina e a unidade onde seria oferecido o curso.Descobri que o departamento de Arquitetura fica em Viseu e entrei em contato com a coordenadora do Gab. Pós-Graduações, Mestrados e Formação Contínua Drª. Rosa Martins que muito me ajudou e ainda está a ajudar.Fiz minha inscrição ao curso através do correio e cabe aqui informar que toda documentação enviada precisa ter selo do consulado,com a inscrição confirmada começou minha espera, a universidade por não ter o numero suficiente de inscritos, porrogou as inscriçãoes e a data final de 31 de Julho foi para 20 de Setembro.
Entre os documentos exigidos pelo consulado está uma carta de aceitação em uma instituição de ensino portuguesa e a Universidade Católica Portuguesa agora só poderia me mandar tal carta após a divulgação oficial dos resultados que sairiam dia 26 de Setembro,até lá eu nada poderia fazer para dar entrada no processo do visto.Alcançadas tais datas mais uma surpresa; a matrícula seria do dia 26 de Setembro ao dia 01 de Outubro e as aulas tem inicio dia 13 de Outubro.Pensei em desistir de tudo, como poderia cumprir estes prazos, se não tinha a carta de aceitação, por consequência não tinha visto e não poderia embarcar.Foi ai que mais uma vez a Drª. Rosa Martins enterveio e conseguiu que a universidade aguarde meu visto,minha chegada em Portugal e terei como recuperar as aulas que perder.