sábado, 20 de setembro de 2008

Verão, calor, alegria ...vida!

O verão por aqui, como em toda parte, é símbolo de VIDA, as pessoas ficam mais bem dispostas, o clima é agradável e o país se enche de atividades é mesmo "uma festa" como dizemos no bom português do Brasil. As feiras de época são aqui uns dos melhores eventos para se conhecer, fui a duas; uma romana em Odrinhas e uma medieval em Santa Maria da Feira, ambas com seus encantos e suas caracteristicas.
São Miguel de Odrinhas: Odrinhas é indiscutivelmente o local mais importante em termos de presença romana em Sintra. Para além do Museu, o sítio de Odrinhas possui uma variadíssima multiplicidade de vestígios romanos e de outras épocas subsequentes que atestam a permanência da presença humana no local pelo menos desde o século I a. C. até à actualidade. Esta persistência é tanto mais curiosa quanto se verifica numa zona onde não se conhece nenhum aglomerado importante. O núcleo urbano mais próximo situava-se em Faião, a urbe romana de maior importância do Município Olisiponense, logo a seguir a Olissipo. A feira ocorreu nos dias 28 e 29 de Junho, entre as 15H00 e as 23H30, o recinto exterior do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas transforma-se numa verdadeira Feira Romana, com a presença de artesãos, animações musicais e teatrais, acompanhadas por demonstrações de instrução e tácticas militares de legionários e gladiadores.


Fotos de Alfers. 2008 - Demostração das intruções táticas dos gladiadores Foto Alfers.2008




Foto Alfers.2008 - Biga Romana Foto Alfers.2008 - Fachada do Museu de Odrinhas
* O Museu de Odrinhas tem visitsa noturnas em dias e horários específicos.
Sites utilizados : http://www.malhatlantica.pt/sintrantiga/odrinhas.htm e http://www.museudeodrinhas.com/Texto/Novidades.htm
Santa Maria da Feira: O Concelho de Santa Maria da Feira localiza-se na Região Norte de Portugal e faz parte integrante da Área Metropolitana do Porto desde Janeiro de 2005. [S.M. feira tem um encanto especial com seu castelo e durante o periodo da feira medieval, este é aberto a visitas guiadas para o público]. Considerado o “ex-libris” do concelho, o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos militares portugueses. A diversidade dos seus recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI faz dele uma peça única da nossa arquitectura militar. A feira ocorreu entre os dias 01 e 10 de Agosto, com a presença de artesãos, animações musicais e teatrais, acompanhadas por demonstrações de lutas .



Foto Alfers.2008 - Castelo Foto Alfers.2008 - Lutadores






Foto Alfers.2008 - Grupo de música Foto Alfers.2008 - Grupo teatral de música
site utilizado: http://www.viagemmedieval.com/index2.php e http://www.cm-feira.pt/portal/site/cm-feira

Bom, a verdade é que sejam estas ou quaisquer outras, as feiras de épocas são um "show" á parte e vale mesmo a pena conhecer. Até a próxima!