domingo, 22 de fevereiro de 2009

Xenofobia disfarçada.

A poucos dias atrás chegou me um e-mail que vinha encaminhado por uma colega portuguesa que faz mestrado comigo, este e-mail vinha com o assunto: "Noticia Jornal brasileiro" e nada mais, no corpo do e-mail vinha esta frase: "Fala quem sabe!!!!" e em anexo este artigo recortado.

vinha já com estes trechos grifados a vermelho, lembro a quem sabe e informo a quem não conhece que aqui em Portugal a "caneta vermelha" pouco é utilizada, pois é considerado agressivo e por vezes de mau tom usar a cor vermelha na escrita. Diante destas constatações, pus-me a olhar o artigo apresentado e a tentar entender o que quereriam "dizer" com este e-mail. Ao analisar o referido artigo, vi que todos os trechos destacados a vermelho eram informações errôneas e que queriam imputar aos brasileiros a autoria de tais absurdos, no início fiquei chateada e indignada, depois fiquei revoltada e muito irritada, não porque o texto tivesse estes erros e estivesse sendo divulgado com autoria de um brasileiro, mas porque os portugueses que se dizem tão "nossos irmãos" que se orgulham de nos terem descoberto e que se acham tão melhores que nós ,brasileiros, cometiam neste artigo erros ainda mais grosseiros do que os que já se apresentavam e eu Alessandra Fernandes da Silva, brasileira e com muito orgulho, arquiteta e em fase de mestrado não iria e nem poderia deixar que isso passasse "em branco". Abaixo coloco o mesmo artigo, mas com os erros grosseiros que o nosso "irmão" português ao escrever, tentando se passar por um brasileiro, se "esqueceu" de corrigir.



Faço aqui algumas ressalvas: _ Todo e qualquer jornalista ou escritor por mais chinfrim que seja no Brasil, sabe que ao usar um artigo seja qual for, deve trazer a fonte de onde foi tirado, o nome ou cognome de quem escreveu, data e local do referido "jornal". _ os mesmos profissionais referidos acima, sabem que hoje em dia,em poucos minutos se faz pesquisas sobre qualquer assunto pela internet, visto que não se justifica dizer como trás o artigo que Portugal é banhado pelo Oceâno Pacífico, uma vez que todos BRASILEIRO sabem que Portugal se encontra do outro lado do Oceâno Atlântico, pois isso nos é massivamente ensinado na escola. _ e a partir de agora listo os erros gritantes da pessoa que escreveu este artigo, vamos a eles! No Brasil escreve-se ARQUITETURA e o artigo trás ARQUITECTURA,como no bom português de Portugal. _ no Brasil escreve-se COLÔNIA e o artigo trás COLÓNIA, como no bom português de Portugal. _ No Brasil escreve-se PATRIMÔNIO e o artigo trás PATRIMÓNIO, como no bom português de Portugal. _ No Brasil escreve-se ÚMIDO e o artigo trás HÚMIDO, como no bom português de Portugal. _ Quanto a história de Lisboa, não acho que os brasileiros tenham obrigação de sabê-la, mas se tratando de um artigo de jornal, tenho certeza que um qualquer profissional brasileiro teria ido a Net se informar antes de escrever o que quer que seja. Porém para aqueles que vão ler esta nota no meu blog, esclareço que Lisboa foi destruida por um terremoto que abalou Portugal em 1755 e por isso foi reconstruida, como outras cidades. Para finalizar,quero dizer que quem me conhece, sabe que eu não ficaria calada ao ver tamanha hipocrisia. Não quero incitar os brasileiros contra os portugueses, mas quero sim que os brasileiros deixem de ter essa visão romantizada sobre o trato dos brasileiros cá em Portugal. Não assinei acordo ortografico algum e acho que a revolta portuguesa deveria ser contra seus governantes que o fizeram. Não estou por esta nota generalizando os portugueses,há aqui pessoas maravilhosas de bom coração e de atos coerentes com seus discursos, mas quero sim que as pessoas pensem antes de tornarem a "atos" como este, pois pior que dizer que o artigo era escrito por um brasileiro foi ser um português descuidado querer se passar por um.