sexta-feira, 20 de março de 2009

PORTUGAL CONTINENTAL

A população portuguesa é de aproximadamente, 10 milhões de habitantes. A zona norte de Portugal é mais povoada do que a zona sul. As zonas do litoral, ou seja, próximas do mar, são as mais povoadas.
As pessoas vivem em povoações que têm o nome de aldeias, vilas ou cidades. As cidades e as vilas são meios urbanos e as aldeias são meios rurais.
As aldeias têm poucos habitantes. As casas são baixas e as ruas, estreitas. Os habitantes dedicam-se, principalmente, à agricultura, à pecuária e à exploração florestal. Junto do mar, vão à pesca. A vida nas aldeias é calma e saudável. Quando não há trabalhos obrigatórios, as pessoas conversam e convivem umas com as outras.


Aldeia do Freixinho, distrito de Viseu

Nas vilas e principalmente nas grandes cidades, a vida é agitada e menos saudável do que nas aldeias. As casas, geralmente, têm alguns pisos, e nelas moram muitas famílias que trabalham no comércio, na indústria e nos serviços públicos. O ambiente das cidades é mais poluído do que o das vilas porque há maior movimento de pessoas e veículos.


Vila de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra




Cidade de Leiria, distrito de Leiria

Portugal está dividido em 11 regiões, chamadas também as províncias portuguesas.







Para ser melhor administrado, Portugal está dividido em distritos, concelhos e freguesias. Os distritos são as cidades mais importantes em cada região. Em cada distrito há o Governo Civil, que representa o governo português.
Os distritos são formados por cidades mais pequenas, os concelhos. E os concelhos são formados por freguesias. Uma freguesia, formada por uma ou mais aldeias, é a divisão mais pequena do nosso território.
Observa os distritos no mapa de Portugal.



Lisboa é a capital de Portugal. É em Lisboa que está situada a sede do governo, onde se tomam decisões importantes sobre o nosso país.



Lisboa


MADEIRA E AÇORES
As ilhas destes arquipélagos são de origem vulcânica, ou seja, formaram-se a partir de erupções de vulcões. Por causa da situação geográfica dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, cada um deles forma uma Região Autónoma, com um governo próprio.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras.
O arquipélago da Madeira é formado pela Ilha da Madeira, Ilha de Porto Santo e pelos ilhéus das Desertas e das Selvagens. Um ilhéu é uma ilha de pequeno tamanho. As Desertas e as Selvagens não são habitadas.



A cidade do Funchal é a mais importante deste arquipélago e situa-se na Ilha da Madeira. O Funchal é a capital da Região Autónoma e é uma cidade encantadora.
Funchal
As ilhas são muito montanhosas. As elevações mais altas são o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro. O clima é suave e convidativo. O solo é muito fértil e na Madeira, cultivam-se as mais belas flores do Mundo.

Antúrio Estrelícia

O arquipélago dos Açores é formado por 9 ilhas: S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Faial, Santa Maria, Graciosa, Flores, Pico e Corvo.


A cidade de Ponta Delgada é a mais importante da Região Autónoma, pois é a capital dos Açores. Localiza-se na Ilha de S. Miguel.
É na ilha do Pico que fica a elevação mais alta de Portugal - o Pico, com 2351 metros de altitude.
O clima nos Açores é temperado marítimo, com períodos de muitas chuvas, principalmente nos meses de Novembro e Fevereiro. Neste arquipélago existem lagoas que se formaram em crateras de vulcões já extintos. A mais célebre é a Lagoa das Sete Cidades.

Lagoa das Sete Cidades


Nos Açores, existem paisagens deslumbrantes banhadas pelo mar.


As hortênsias são as flores que predominam em todas as ilhas e a maioria está plantada nos jardins e nas bermas das estradas, acompanhando grandes distâncias.



Retirado do site: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/images/mapa_portugal.gif&imgrefurl=http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/estrutura.htm&usg=__heLxB32DUETApvOSPvJ_pTzjxbg=&h=533&w=276&sz=33&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=bFebrIdgiaH4OM:&tbnh=132&tbnw=68&prev=/images%3Fq%3Dmapa%2Bde%2Bportugal%2Bpor%2Bregi%25C3%25B5es%26hl%3Dpt-PT%26cr%3DcountryPT%26sa%3DN%26um%3D1 em 20 de Março de 2009