sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia 14 de Abril - Dia Mundial do Café







Aqui (Portugal), ai (Brasil) ou em outro lugar qualquer deste imenso mundo o "cafezinho" é indispensável. Bebida multicultural; uns bebem muito quente, outros nem por isso e há até quem beba frio, forte, fraco, coado, expresso, em chávenas pequenas ou em copos - como nos USA - cimbalino, bica, italiana, curto, comprido, normal, cortado, abatanado, carioca de café, pingado, com açúcar ou adoçante, este "pretinho" está a toda hora em muitas mesas, quem é que nunca saboreou um café com um amigo ou amigos para rir, coscuvilhar, partilhar alegrias ou chorar tristezas? Quem nunca se serviu da deixa “Vamos tomar um café?” para convidar alguém para sair sem parecer demasiado óbvio? Quem nunca disse “Estou mesmo a precisar de um café!”, depois de uma noite mal dormida ou de uma refeição exagerada? Indispensável para acordar, para conviver, no final do almoço ou para fechar com "chave de ouro" um jantar.

Segundo minha personal Barista "um café deve ser saboreado, apreciado, degustado e não simplesmente bebibo." Existem diferenças entre a qualidade dos grãos, entre torrefação, moagem, tiragem e cada item deste pode interferir no sabor do café.

A verdade é que mais que a bebida, o hábito do "cafezinho" aproxima as pessoas, eu particularmente não bebo café, não há um motivo especial, não fui habituada e não aprecio o sabor, mas adoro o convivio que este hábito proporciona , por isso vale sempre o convite: que tal um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário