sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Viver em Portugal (2)

Desculpem a ausência, mas a tese tem ocupado meus dias e minhas noites. Bom, tenho recebido muitos recados no orkut a perguntarem sobre viver em Portugal, vamos esclarecer alguns pontos básicos:
1) Não sou o "bom brasileiro" que acha-se esperto e que com "jeitinho" tudo se arranja, por isso NÃO ACONSELHO NINGUÉM A SAIR DO BRASIL PARA VIVER EM OUTRO PAÍS CLANDESTINAMENTE. Gente, vamos parar com essa idédia que depois as coisas se arranjam, nada se arranja e é por isso que muitas pessoas acabam na prostituição (e não são só as mulheres, já vi homens aqui a se prostituirem), ser ilegal num país estrangeiro é pior que ser miserável no nosso próprio país. Então essa é a minha resposta: Não venham com visto de turista, se a intensão é tentar viver aqui.
2) Não é fácil arrumar trabalho aqui, por isso tragam reservas que os possam manter por 6 meses,pelo menos.
3) Sim, quem vem com visto de estudo para cursos superiores ou mestrados ou doutorados podem trabalhar legalmente, os níveis secundários não dão direito a trabalho, LEGAL.
4)Meninas cuidado, pois as brasileiras aqui são vistas como PUTAS e tratadas como tal, verdade seja dita; tem aqui umas brasileiras que fazem esta fama, portam-se da pior forma, falam com sotaques, usam palavras chulas, roupas tipica da profissão, maquiagens e tudo mais e são de uma má educação que me envergonha, numa ocasião no balcão do SEF(serviços de estrangeiros e fronteiras) fiquei tão envergonhada por tal fulana ser brasileira que quando ela se foi embora, eu pedi desculpas a sra. que a atendia. Só por Deus!
5) Cuidado com as promessas de portugueses (homens e mulheres) que se recebem pela internet, não caiam em conversas de casamentos e estas coisas, como disse acima, aqui vêm as brasileiras como boas de cama e mais nada. Claro que tem excessões, mas estes não ficam a "caça" de companhia na net. Os portugueses são dos homens que mais agridem as mulheres, Cuidem-se!
6) Não se iludam com os ganhos em EUROS pois a moeda tem valor venal maior que o Real, mas em poder de compra são iguais, vamos lá nos entender; com um salátio de 5oo euros pagamos 250 euros em média de renda(PT) ou aluguel(BR), 100 euros gastamos no mercado com alimentação, 100 euros pagamos água e luz e 50 euros pagamos transporte ou o combustível e seu mês acaba em ZERO, nada para diversão ou instrução. Ai no Brasil quem ganha 500 reais faz as mesmas coisas e no final do mês está a ZERO como o europeu, por isso não venham achando que este é o EL DOURADO, pois não é.
7) O Consulado é o melhor lugar para se buscar todas as informações e orientações, sempre duvidem das informações oficiosas, inclusive das minhas.
8) Processos de reconhecimento de cidadania têm muitos documentos a provar tal situação, por isso melhor é a ajuda do consulado.
Espero ter respondido a algumas das dúvidas que surgem no processo de decisão de mudar de país, pensem e considerem todas as possibilidades.
No mais, estou a disposição de todos. Se demorar a responder, tenham calma, pois estou no auge da tese.
até a próxima!

4 comentários:

  1. olá...mas assim, os homens só de saberem q vc eh brasileira jah te tratam mal? se eu não fizer nada, não der "ideia" eles vão me respeitar?

    ResponderExcluir
  2. Cella, como referi no post, a idéia geral é de que todas as mulheres, brasileiras, que vêm para Portugal estão "a procura de homens", por isso, é assim que somos vistas aqui. É claro que cada um conquista seu espaço e que depende da sua moral e das suas atitudes o forma como vão tratar você. Por isso muito cuidado e como dizem nossos avós ai no Brasil «precaução e canja de galinha, não faz mal a ninguém!»

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra!!!

    Achei bastante interessante essa sua postagem, "Viver em Portugal"

    Tudo o que você falou sobre os portugueses e o seu pensamento e o tratamento com as brasileiras, eu já tinha conhecimento, pois através de uma amiga que mora em Setúbal e ela sentiu isso na pele.

    Os portugueses acham que só por ser brasileira já é uma prostituta. Ela falou que no início sofreu muito, mas como ela é uma pessoa viajada e de uma cabeça mais esclarecida ela conseguia se livrar e ainda por cima dava uma boa lição nesses portugueses que são considerados, desumanos, abutres, carniceiros, sem ter a vergonha de agir dessa forma.

    Foi bom você dar essa alerta em relação aos direitos e deveres que temos como imigrantes. E a questão de salário acredito ser como falaste e não se iludir com bons salários e uma vida bem melhor do que a do Brasil.

    Parabéns pela postagem de alerta.

    Eu tenho amigo portuguès,mas não podemos generalizar é claro. Tenho vontade de conhecer esse país tão antigo e tão lindo culturalmente e que os nossos laços ainda são fortes e nunca deixarão de ser, não como dominadores ou opressores, mas como países que fazem parte da CPLP e que estão sempre buscando solucionar o amenisar os problemas enfrentados pelos outros que vivem em pior situação, como Timor Leste, Angola, Cabo Verde e outros que você sabe.

    É revoltante saber como a Cella falou, que só em saber que são brasileiras eles nos tratam mal. Eles deveriam ver que o Brasil não é mais aquele país medíocre, dependente economicamente do FMI. Nós temos um desenvolvimento industrial e tecnologico bom, o Brasil cresceu muito nos últimos anos e por ser ainda um país do terceiro mundo está entre a oitava ou nona economia do mundo, gamnhado de muitos países europeus, até mesmo do próprio Portugal
    Brasil hoje é um países que tem o seu poder decisão e que está entre aqueles que tomam decisões para resolver situações que afetam a população mundial, junto a ONU Ele lidera ou é um grande incentivador do combate aos problemas ambientais, e ele teve um grande destaque nessa última conferência em Copenhague onde o nosso presidente Lula, foi aplaudido quando discursava; até mais aplaudido que os outros chefes de nações ou países do primeiro mundo.

    Tudo isso porque o Brasil mudou, hoje ele tem autonomia, um presidente voltado para os interesses da população nacional e mundial.

    Eu posso até dizer que Portugal é a cozinha da Europa.

    Bem vou ficar por aqui senão vou passar o resto do dia escrevendo. Voltarei aqui mais vezes.

    Sou brasileira de Fortaleza- Ceará, resido na capital, sou professora LIcenciada en Geografia e Pós Graduada em Planejamento Educacional.

    Parabéns Alessande e um grande beijo.

    Se puder visite o meu blog:

    http://elogeografico.blogspot.com/

    Mazé Silva

    ResponderExcluir
  4. Ola boa Tarde Alessandra e demais... Em primeiro lugar acho que a Alessandra escreveu muito bem este seu artigo. Mas como o disse também e muito bem não devemos generalizar, seja as mulheres brasileiras sejam os homens portugueses.

    Como tal afirmações como estas : "nesses portugueses que são considerados, desumanos, abutres, carniceiros, sem ter a vergonha de agir dessa forma." - Não sao muito agradáveis.

    Claro que tem mulher e homem séria/o em todo o lado, como mulheres e homens sem carácter também.
    Cabe a cada um de nós saber interpretar e ver as coisas como elas são e não porque dizem que é isto ou aquilo.

    Desde ja um obrigado e continue, gosto muito de a ler.

    ResponderExcluir