sábado, 12 de junho de 2010

Matança tradicional do porco.



Desde que a ASAE, vigilância sanitária daqui, impôs duras regras e algumas proibições (necessárias) diminuiu muito esta prática, mas em muitas aldeias portuguesas, ainda, se mantem a tradicional matança do porco, que ocorre nos meses frios e é um convivio das pessoas da aldeia.
O dia começa a acender o fogo, no fogão a lenha, panelas de água ao lume, alguidares sobre a mesa, maçarico, facas, gancho, corda, toalhas e o carrinho para pousar o porco. Os homens começam a chegar, entram pra cozinha, tomam o cafezinho e aguardam, todos presentes vão, então, "agarrar o porco" que grunhe alto, é uma cena engraçada, aqueles homens cercando o porco, um toca, outro pára, vem o que amarra e em pouco tempo o porco está morto. Começam então a sangria, o sangue é recolhido num alguidar com pão e vinagre (que impedem que o sangue talhe), mais tarde vai virar morcelas, depois com o maçarico queimam o pêlo e com as facas "rapam" a pele, abre-se o bicho e tiram-se os miúdos e as tripas, estas últimas serão lavadas no rio e preparadas para fazer as chouriças, isso feito, é hora de lavar o porco e pendurar com um gancho em um lugar alto, fica ali a "descansar"até o outro dia, quando será "desfeito" ou cortado em pedaços. Porco morto, começa a "comilança", os homens voltam a cozinha e se refastelam com uma mesa farta e muito vinho.
A matança do porco tem um caracter social e económico na comunidades portuguesa aldeãs, no passado já foi sinal de "riqueza", pois o que não tinha um porco para matar era visto como pobre, hoje é um meio de subsistência, é com essa matança que se faz os enchido que duram o ano todo e se provem a carne para alimentação das famílias.








2 comentários:

  1. Olá, Alessandra!

    Fico contente por teres retomado o "Saga Portuguesa" e ainda por cima com um artigo bastante interessante.

    Parabéns!

    Qualquer coisa é só dizeres ao portuga de Portugal. eheheheh

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este artigo lembra-me a minha infância quando os meus tios e avós matavam o porco... Lembro-me de se usar a bexiga do animal, lava-la e depois encher de ar e brincar-mos tipo balão com ela.

    Obrigado por me trazer essa recordação...

    ResponderExcluir